Percy Grainger, (nascido em 8 de julho de 1882, Melbourne, Victoria, Austrália – e falecido em 20 de fevereiro de 1961, em White Plains, NY, EUA), foi um compositor, pianista e maestro americano nascido na Austrália, que ficou muito conhecido por seu trabalho com música folclórica.
Grainger apareceu pela primeira vez publicamente como pianista aos 10 anos de idade. Ele foi educado em casa, em Melbourne, por sua mãe. Estudou piano com Louis Pabst naquela cidade e mais tarde foi para Frankfurt, onde frequentou o conservatório. Ele alcançou a reputação de um brilhante concertista, começando sua carreira em Londres em 1901. Em 1906, Grainger tornou-se amigo de Edvard Grieg, sob cuja influência começou a coletar e gravar canções folclóricas inglesas por meio de fonógrafos de cilindro de cera. Ele se estabeleceu nos Estados Unidos em 1914, tocando por alguns anos com uma banda do Exército dos EUA.
Grainger foi profundamente afetado pelo suicídio de sua mãe em 1922. Ele retornou sozinho à Austrália em 1924 e viajou para lá como pianista em 1926 e novamente em 1934-35. Em 1932–33 foi chefe do departamento de música da Universidade de Nova York. Em 1935 ele fundou o Grainger Museum em Melbourne, um museu de música australiana onde muitos de seus trabalhos e alguns de seus artefatos estão preservados.
Grainger foi fortemente influenciado pela música folclórica inglesa, a qual arranjou para instrumentos de teclado, conjuntos de câmara e voz solo e coro. Ele é provavelmente mais lembrado por Country Gardens, pela obra orquestral Molly on the Shore e pela importante obra para banda sinfônica Lincolnshire Posy. Outras obras orquestrais importantes são Shepherd’s Hey e Mock Morris. Em suas obras de câmara, notadamente as duas Hill Songs para 23 e 24 instrumentos solo, ele experimentou novas formas rítmicas e estruturais.



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