O Projeto de Extensão Ateliê de Regência de Bandas, realizado em uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a Banda do Instituto de Belas Artes de Bagé (IMBA) e a Federação de Bandas do Rio Grande do Sul (FEBARGS), torna públicas, através deste Edital, as normas relativas ao Processo Seletivo para ingresso de alunos nas aulas do Ateliê de Regência de Bandas – Edição 2024/2025.
1. OBJETIVOS
O Ateliê de Regência de Bandas, por meio deste instrumento, tem por objetivos selecionar e classificar os candidatos para participação nas aulas do Ateliê por meio de:
a) Avaliação do conhecimento musical e técnico do candidato;
b) Avaliação da experiência e do potencial do candidato para aproveitamento das aulas do Ateliê.
2. AS AULAS DO ATELIÊ
O Ateliê de Regência de Bandas oferece, neste Processo Seletivo, vagas para as aulas de regência de banda, que serão ministradas pelo Prof. Dr. Alexandre Takahama e/ou eventuais convidados. O curso de extensão terá a duração de dois anos e será realizado em 4 Módulos.
3. CALENDÁRIO, LOCAIS, DIAS E HORÁRIOS DE REALIZAÇÃO DAS AULAS
3.1. As aulas do Ateliê terão início com o Módulo 1, que será realizado nos dias 20 e 21 de abril de 2024, na cidade de Bagé, RS. As atividades serão realizadas nos seguintes horários:
– dia 20/04: das 13:30 às 16:30 e das 18:00 às 21:00
– dia 21/04: das 9:00 às 12:00
3.2. As atividades dos Módulos 2, 3 e 4 serão definidas posteriormente, junto aos alunos selecionados que estarão participando do Ateliê.
4. INSCRIÇÕES
4.1. As inscrições para as vagas abertas em 2024 e 2025 para participação das aulas do Ateliê deverão ser feitas no período de 1º/04/2024 a 08/04/2024 (até às 23h59) horário de Brasília. (As inscrições foram prorrogadas até o dia 12/04/2024, às 11h59).
4.2. As inscrições serão feitas por meio do link que será disponibilizado no site do Ateliê (www.ateliederegencia.com.br) dentro do período mencionado.
4.3. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site, abrir a ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la.
4.4. Após o preenchimento e envio de todos os campos obrigatórios da ficha de inscrição, o candidato receberá a cópia da ficha de inscrição por e-mail, que servirá como comprovante da sua solicitação de inscrição.
4.5. Antes de se inscrever, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, com as quais concorda plenamente, não podendo alegar desconhecimento em nenhuma hipótese.
5. NÚMERO DE VAGAS
O número de vagas deste Processo Seletivo para o Ateliê são: até 10 (dez) vagas para alunos ativos e até 30 (trinta) vagas para alunos ouvintes. Os 10 alunos ativos deverão obrigatoriamente participar dos 4 Módulos do Curso.
6. FORMA DE AVALIAÇÃO
6.1. Análise de currículo: enviar um breve currículo, contendo a formação musical, experiência artística e profissional na área da música, entre outras. O candidato deverá acessar o site, abrir a ficha de inscrição, preenchê-la e anexar o currículo no campo “Currículo” dentro da própria ficha de inscrição.
6.1.1. Para envio do currículo solicitado no Edital e participação no Processo Seletivo, o candidato deverá anexá-lo ao formulário online antes de concluir a inscrição. O currículo deve ser salvo em um único arquivo e em versão PDF. Sendo assim, não será possível fazer o upload de mais de um arquivo.
6.1.2. Após clicar no campo “Adicionar arquivo” aparecerá uma nova tela “Inserir arquivo” para inclusão do arquivo que deve ser enviado em versão PDF. Clique em “Procurar”, e carregue o documento que será enviado no formulário de inscrição. Para confirmação do arquivo carregado, clique na imagem para visualizar o documento que será enviado na inscrição.
ATENÇÃO: Inscrições enviadas sem o currículo anexado não poderão ser validadas, impossibilitando assim, a participação do candidato neste Processo Seletivo.
6.2. Análise de vídeo: enviar link de um vídeo, sem cortes ou edições, regendo um grupo instrumental. O vídeo deve ser preferencialmente recente (dos últimos 2 anos). O candidato deverá incluir o link com a gravação do vídeo no questionário disponível no formulário de inscrição. Verificar informações disponíveis no Anexo I deste Edital.
OBS: Os candidatos a alunos ouvintes que não puderem enviar um vídeo regendo algum grupo instrumental, poderão, em substituição, enviar um vídeo tocando algum instrumento musical. Candidatos a alunos ativos deverão obrigatoriamente enviar um vídeo regendo um grupo instrumental.
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
7.1. Para aprovação no Processo Seletivo será atribuída uma nota aos candidatos inscritos.
7.2. A seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação composta por músicos e professores renomados e de reconhecida competência no cenário musical, incluindo representantes do IMBA e da FEBARGS.
7.3. A decisão da Comissão de Avaliação é soberana e irrecorrível.
7.4. Os candidatos que obtiverem nota abaixo de 7,0 (sete), serão automaticamente eliminados do Processo Seletivo.
7.5. São critérios de avaliação:
7.5.1. Técnica de regência (ou técnica instrumental) apresentada no vídeo;
7.5.2. Qualidade do vídeo apresentado;
7.5.3. Adequação ao nível da peça apresentada no vídeo;
7.5.4. Musicalidade do candidato observada no vídeo;
7.5.5. Experiência com regência instrumental;
7.5.6. Outro tipo de experiência musical.
7.6. A Comissão de Avaliação poderá, ainda, criar outros critérios de avaliação que julgar convenientes.
7.7. A composição final da classificação será feita da maior para a menor nota.
8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado final deste Processo Seletivo será divulgado no site do Ateliê, no dia 15 de abril de 2024, após as 15h.
9. CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS
9.1. Os candidatos aprovados e convocados deverão comparecer no dia 20/04/2024, portando documento de identificação com foto, às 13:00, em local a ser definido, na cidade de Bagé, RS. 9.2. Os candidatos aprovados deverão cumprir, rigorosamente, as normas, datas e horários determinados neste Edital, caso contrário, perderão a vaga para participação das aulas do Ateliê e o direito de receber o certificado.
9.3. O candidato inscrito e aprovado para participação nas aulas do Ateliê precisa ter disponibilidade para cumprir pelo menos 75% da agenda completa de atividades do Ateliê.
9.4. Os candidatos considerados aptos e não convocados de imediato integrarão uma Lista de Suplentes, respeitando a ordem de classificação.
10. CERTIFICAÇÃO
10.1. Será emitido um certificado de participação no curso pela Pró-Reitoria de Extensão da Unipampa, com carga horária total de 40h de atividades.
10.2. Terá direito ao certificado somente os alunos que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência nas atividades do Ateliê.
10.3. Aos alunos ativos será exigida a participação em todos os 4 Módulos.
10.4. Não serão emitidos certificados a cada Módulo. A certificação se dará somente ao final de todo o Curso.
11. DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1. O correto preenchimento da ficha de inscrição e a veracidade dos dados fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato.
11.2. O Ateliê não se responsabiliza por problemas na inscrição via internet, motivadas por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação que venham a impossibilitar a transferência e o envio ou recebimento de dados e comunicações referentes a este Processo Seletivo.
11.3 Fica vedada a presença em sala de aula de qualquer pessoa que não esteja devidamente identificada e credenciada para participar das aulas do Ateliê de Regência de Bandas, sendo obrigatória a comunicação e solicitação de análise à Equipe do Ateliê em casos excepcionais.
11.4. O Ateliê de Regência de Bandas não se responsabiliza por despesas pessoais, pela alimentação, pelo deslocamento e pela hospedagem dos participantes, devendo os mesmos arcar com as suas próprias despesas para participar das atividades.
11.5. Candidatos menores de 18 anos que forem selecionados para participar das atividades do Ateliê deverão enviar autorização de participação assinada pelos pais ou responsáveis legais, juntamente com cópia do RG e CPF dos responsáveis legais, pelo e-mail ateliederegencia@unipampa.edu.br, até o dia 18/04/2024.
11.6. O candidato, ao se inscrever para a seleção do Ateliê, cede à Universidade Federal do Pampa, através do Projeto de Extensão Ateliê de Regência de Bandas, com exclusividade e gratuidade, em caráter definitivo, universal, irretratável e irrevogável, os direitos sobre sua imagem, voz e áudios decorrentes de interpretação/execução artística, autorizando a Coordenação do Projeto a divulgar sua imagem, voz e áudios, incluindo-os em matéria promocional em qualquer tipo de mídia, física (como cartaz, folheto, panfleto, folder, outdoor e similares) ou virtual (como internet, site, homepage, facebook, Instagram, YouTube, e-mail, celular, WhatsApp e similares), seja para fins de divulgação do Projeto, seja para promoção das atividades realizadas pelo Ateliê, sem qualquer limite temporal e territorial, sem que seja devido ao candidato qualquer tipo de remuneração ou compensação. Nessa cessão de imagem, voz e áudios decorrentes de interpretação/execução artística, os candidatos cedem todos os seus direitos autorais e patrimoniais conexos dela decorrentes.
11.7. Em relação à cessão dos direitos de imagem, voz e áudios decorrentes de interpretação/execução artística mencionada no item 11.6 acima, o candidato cede e transfere à Unipampa, através do Projeto de Extensão Ateliê de Regência de Bandas, em caráter definitivo, irretratável, irrevogável e sem qualquer ônus, pelo prazo de proteção legal estabelecido na Lei 9.610/98, os direitos patrimoniais de autor e conexos relativos à sua performance e à produção dos materiais registrados nas atividades do Ateliê e/ou enviados quando da inscrição, e declara-se ciente de que todo e qualquer material registrado durante as atividades do Ateliê e/ou por ele enviado poderá ser utilizado em associação com outros textos, títulos, documentos e demais materiais de propriedade da Universidade Federal do Pampa, sem que para isso seja devida qualquer remuneração ao candidato.
11.8. Os dados pessoais enviados para a formalização da inscrição e para o atendimento de demais atos necessários à realização das atividades previstas neste Edital serão armazenados pela Coordenação do Ateliê e poderão ser utilizados e compartilhados com terceiros para finalidades legítimas e necessárias à perfeita execução do Edital e das aulas do Ateliê, em conformidade com a LGPD.
11.9. Para outras informações, entre em contato com a Equipe do Ateliê através do email: ateliederegencia@unipampa.edu.br
11.10. O ato de submissão da ficha de inscrição implica automaticamente no completo conhecimento e concordância integral do candidato ou seu responsável legal em relação às normas contidas neste Edital.
Bagé, 30 de março de 2024.
ANEXO I
Instruções para inserção do vídeo no YouTube
Para realizar a inscrição no Ateliê de Regência, o candidato deverá gravar um vídeo sem cortes ou edições, regendo um grupo instrumental (ou tocando um instrumento musical). O vídeo deve ser preferencialmente recente (dos últimos 2 anos).
Instruções para inserção dos vídeos no YouTube:
1 – Criar a conta no YouTube (caso ainda não tenha):
– Acesse o site www.youtube.com;
– Clique em “fazer login” na parte superior direita da tela;
– Caso já tenha uma conta, insira as informações e faça o login, caso não tenha, siga as instruções para criar a conta no YouTube;
– Na próxima página coloque o seu e-mail e crie uma senha. Verifique pela mensagem que irá chegar no seu e-mail, informando se a conta foi criada.
2 – Enviar o vídeo para análise:
– Renomeie o vídeo que irá publicar para: “Atelie_NOME DO CANDIDATO” (Obs. Informar o nome completo do candidato);
– Depois de criar a conta no YouTube, clique no ícone “Enviar” na parte superior direita da tela;
– Altere a informação de público para não listado, isto é importante para que não tenham acesso ao seu vídeo e para que ele não apareça nas buscas, mas será visível como um link;
– Selecione o arquivo de vídeo e aguarde o upload;
Confirme se a descrição do vídeo está com essa informação “Atelie_NOME DO CANDIDATO”. Não colocar nada no campo “tags (marcações)”. Na aba configurações avançadas (categoria), selecionar “Música”;
– Clique em “concluído” e espere até que o envio esteja concluído;
– Depois que o vídeo for enviado, clique no menu (parte superior esquerda) e serão abertas as opções disponíveis. Selecione “meu canal” e depois “vídeos”;
Selecione o arquivo do vídeo, copie o link e cole no campo do questionário de inscrição no site do Ateliê. Conclua a sua inscrição apenas após inserir o link no questionário de inscrição.
IMPORTANTE: Inscrições recebidas sem o link com o vídeo do YouTube serão canceladas e o candidato não participará deste Processo Seletivo para o Ateliê de Regência.
ANEXO II
Cronograma do Processo Seletivo para as Aulas do Ateliê de Regência de Bandas